Artigos e Curiosidades

Cirurgia plástica e qualidade de vida

Algumas pessoas vêm ao consultório com a ideia de que a cirurgia plástica é uma maneira rápida de conseguir o corpo dos sonhos, ou que ela serve como método de emagrecimento – sem dieta, sem exercícios, sem esforço. A cirurgia plástica não serve como solução rápida e, inclusive, seus resultados podem demorar meses para aparecer totalmente. Ela também não serve para emagrecer, seu propósito é remodelar o contorno corporal, trabalhando as proporções e a harmonia.

Hoje, existe uma grande pressão social por seguir determinados padrões, por isso dá para entender o porquê de as pessoas ficarem tão ansiosas para terem o corpo que consideram ideal. Muitas acreditam que se mudarem o corpo, suas vidas vão se transformar totalmente. E querem que isso aconteça da noite para o dia!

É fato que a cirurgia plástica representa um papel importante no ganho de autoconfiança. Vários estudos demonstram como os procedimentos têm influência positiva na qualidade de vida dos pacientes. Mas afinal, o que é qualidade de vida?

Podemos definir qualidade de vida como um sentimento geral de bem-estar. Este sentimento engloba diversos aspectos da vida: físico, emocional e social. Ou seja, para ter qualidade de vida, a pessoa precisa ter hábitos e relacionamentos saudáveis, alimentação equilibrada, lazer, praticar exercícios, ter a autoestima elevada, entre outras coisas.

A cirurgia plástica contribui para esse quadro de bem-estar, mas ela também depende dele: uma pessoa saudável, disposta, que pratica exercícios e se alimenta corretamente, tem muito mais chances de ter um procedimento mais bem sucedido. A recuperação é mais rápida e a cicatrização é melhor quando a alimentação é balanceada. Até a decisão de tomar a cirurgia é mais segura se a pessoa tem autoconfiança, ela o faz porque quer, por si mesma, e não por influências externas.

É importante orientar as pessoas para que elas tenham expectativas realistas em relação à cirurgia. Ela pode deixar o corpo mais bonito e, por isso, turbinar a autoestima, mas isso não elimina a necessidade de manter uma vida saudável em todos os seus aspectos. Uma pessoa disposta a buscar qualidade de vida vai se sentir mais satisfeita, mais completa. E a cirurgia plástica certamente vai ser mais bem sucedida nesse caso.

Voltar

COMPARTILHAR

Artigos e Cursiosidades

Cirurgia plástica e qualidade de vida

Algumas pessoas vêm ao consultório com a ideia de que a cirurgia plástica é uma maneira rápida de conseguir o corpo dos sonhos…

Pontos importantes sobre a redução de mamas

A redução de mamas é um dos procedimentos mais populares da atualidade.

Combatendo o medo da anestesia

O medo da anestesia é um dos maiores temores dos pacientes. Existem muitas dúvidas sobre este momento da cirurgia…