banner

Otoplastia

A otoplastia é a cirurgia plástica das orelhas. É indicada para inúmeros casos, como, orelhas muito grandes, proeminentes ou desfiguradas por acidentes. Em cirurgia plástica estética, a correção das orelhas proeminentes ou “de abano” é um dos procedimentos mais comuns.

Elas costumam apresentar duas características principais: a ausência da dobra interna e a borda lateral que fica afastada da cabeça, o que dá a impressão de serem maiores do que o normal.

Lobuloplastia

A laceração, ou rasgo, do lóbulo da orelha pode acontecer por diversos motivos. Entre eles: acidentes, alergias, uso de brincos muito pesados e alargadores. Na reconstrução dos lóbulos o cirurgião reabre a lesão e une as partes rasgadas da orelha com suturas.

O procedimento dura cerca de 30 minutos e pode ser realizado com anestesia local. Não há necessidade de internação. A cicatriz se posiciona no local onde ficava o “rasgo” e fica bem fina e discreta. Depois da cirurgia é preciso ficar sem usar brincos por mais ou menos três meses. É possível furar as orelhas novamente, mas é importante que o novo furo não fique em cima do antigo.

 Quem pode fazer a Otoplastia

Por volta dos 7 anos de idade a orelha já está completamente desenvolvida. Por isso, a otoplastia é um procedimento indicado tanto para adultos, quanto para crianças e adolescentes, que costumam sofrer muito com brincadeiras dos colegas de escola.

 A. A Cirurgia

A correção das orelhas proeminentes é um procedimento relativamente simples. Em geral, utilizamos anestesia local com sedação. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de anestesia geral. A duração é de uma hora, aproximadamente.

 

Agende sua consulta

Clique aqui

B. Técnica

A cirurgia consiste numa incisão pequena na parte de trás da orelha. Através dela, o cirurgião esculpe a cartilagem para formar a dobra e aproxima a orelha da cabeça. A cicatriz é discreta e fica escondida atrás da orelha.

Pós-Operatório e Cuidados

A faixa compressiva deve ser usada por aproximadamente dois meses, ou até que o cirurgião autorize sua retirada.

Evitar traumas, inclusive deitar-se sobre as orelhas, por cerca de um mês.

O retorno ao trabalho de escritório acontece dentro de alguns dias.

Atividades físicas intensas devem ficar suspensas por pelo menos um mês.

O resultado da cirurgia aparece já no primeiro mês após a cirurgia.

A cicatriz leva por volta de seis meses até amadurecer por completo.

Agende sua Consulta

Rua João Penteado, 326
Jardim Sumaré - 14025-010
Ribeirão Preto - SP
(16) 3621-1442
(16) 99638-6073
contato@drricardosilveira.com.br