Procedimentos

Otoplastia e Lobuloplastia

OTOPLASTIA

A otoplastia é a cirurgia plástica das orelhas. É indicada para inúmeros casos, como, orelhas muito grandes, proeminentes ou desfiguradas por acidentes. Em cirurgia plástica estética, a correção das orelhas proeminentes ou “de abano” é um dos procedimentos mais comuns. Elas costumam apresentar duas características principais: a ausência da dobra interna e a borda lateral que fica afastada da cabeça, o que dá a impressão de serem maiores do que o normal.

Otoplastia e Lobuloplastia

otoplastia-lobuloplastia-003A. A CIRURGIA

A correção das orelhas proeminentes é um procedimento relativamente simples. Em geral, utilizamos anestesia local com sedação. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de anestesia geral. A duração é de uma hora, aproximadamente.

 

B. TÉCNICA

A cirurgia consiste numa incisão pequena na parte de trás da orelha. Através dela, o cirurgião esculpe a cartilagem para formar a dobra e aproxima a orelha da cabeça. A cicatriz é discreta e fica escondida atrás da orelha.

otoplastia-lobuloplastia-004

otoplastia-lobuloplastia-005

 

LOBULOPLASTIA

A laceração, ou rasgo, do lóbulo da orelha pode acontecer por diversos motivos. Entre eles: acidentes, alergias, uso de brincos muito pesados e alargadores. Na reconstrução dos lóbulos o cirurgião reabre a lesão e une as partes rasgadas da orelha com suturas. O procedimento dura cerca de 30 minutos e pode ser realizado com anestesia local. Não há necessidade de internação. A cicatriz se posiciona no local onde ficava o “rasgo” e fica bem fina e discreta. Depois da cirurgia é preciso ficar sem usar brincos por mais ou menos três meses. É possível furar as orelhas novamente, mas é importante que o novo furo não fique em cima do antigo.

otoplastia-lobuloplastia-006

COMPARTILHAR

Artigos e Cursiosidades

Cirurgia plástica e qualidade de vida

Algumas pessoas vêm ao consultório com a ideia de que a cirurgia plástica é uma maneira rápida de conseguir o corpo dos sonhos…

Pontos importantes sobre a redução de mamas

A redução de mamas é um dos procedimentos mais populares da atualidade.

Combatendo o medo da anestesia

O medo da anestesia é um dos maiores temores dos pacientes. Existem muitas dúvidas sobre este momento da cirurgia…