Rinoplastia (Cirurgia Plástica do Nariz)

Bastante popular atualmente, a rinoplastia tem como objetivo alcançar a harmonia facial, pois ela melhora a aparência e proporção do nariz em relação ao rosto. A cirurgia do nariz é indicada para inúmeras situações, tais como: nariz muito grande, desproporção, ponta caída por envelhecimento, osso saliente, asas laterais muitolargas, nariz grosso demais. Além disso, a rinoplastia também pode ser indicada para solucionar problemas respiratórios crônicos.

Quem pode fazer

A rinoplastia pode ser realizada por homens e mulheres adultos e por adolescentes em torno de 15 anos de idade - ou a partir do momento no qual o desenvolvimento facial esteja completo.

Como no nariz é o centro da face, a rinoplastia pode representar uma grande transformação. É comum a expectativa de ficar parecido com alguém famoso, mas essa não é uma esperança realista, porque cada pessoa e cada corpo são únicos. É importante que os traços originais do rosto sirvam de base para a cirurgia e sejam respeitados, dessa forma o paciente não perde sua identidade.

A. A ANATOMIA DO NARIZ

A cirurgia pode diminuir, aumentar e remodelar as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz.

Agende sua consulta

Clique aqui

B. TÉCNICAS

Há duas técnicas cirúrgicas: aberta e fechada.

Técnica Aberta

A técnica aberta consiste numa pequena incisão na columela, abaixo da ponta do nariz. Nesta técnica, o cirurgião levanta a pele no nariz para ter acesso visual às suas estruturas.

Técnica Fechada

Já na técnica fechada as incisões são feitas no interior de cada narina e é através delas que o cirurgião faz seu trabalho. A vantagem desta segunda técnica é que ela possui uma cicatrização um pouco mais rápida.

Embora diferentes, as duas técnicas são eficientes e apresentam ótimos resultados. O cirurgião plástico decide qual utilizar baseado no que considerar mais adequado para a anatomia do paciente.

A ASA NASAL

A ASA NASAL

As duas técnicas permitem, se necessário, o tratamento da asa nasal.

Se for o caso, as incisões – uma em cada asa – ficam escondidas no sulco nasal.

C. A CIRURGIA

O tempo da cirurgia varia de acordo com cada situação, mas geralmente dura de uma a duas horas. Depois de analisar cada caso, o cirurgião pode optar pela anestesia local com sedação ou pela anestesia geral.

Pós-Operatório e Cuidados

O curativo da cirurgia de nariz é feito com un plático epsecial, enrijecido, que mantém todas as estruturas nasais no lugar. Este curtivo só pode ser retirado no tempo apropriado, com orientação médica.

Nos primeiros dias, por conta do inchaço, é comum sentir a repiração um pouco difícil. É comum também o aparcimento de hematomas, que tendem a sumir nas primeiras semanas.

Recomenda-se que o paciente durma com a cabeça elevada nas primeiras semanas, isso facilita a respiração. Para evitar choques é importante que o paciente ebite dormir de bruços e de lado.

A recuperação depende de cada paciente, mas a volta ao trabalho geralmente acontece dentro de uma semana.

Os resultados começam a aparecer logo no primeiro mês, depois que o inchaço e os hematomas cedem.
Os resultados definitivos aparecem em alguns meses, quando a recuperação da cirurgia se torna completa.

Agende sua Consulta

Rua João Penteado, 326
Jardim Sumaré - 14025-010
Ribeirão Preto - SP
(16) 3621-1442
(16) 99638-6073
contato@ricardosilveira.com.br