Prótese de panturrilha: como funciona e quando é indicado

A prótese de panturrilha é um procedimento cirúrgico que visa aumentar o volume da região, deixando as pernas com um contorno mais harmônico. Esse procedimento é feito com a gordura corporal do próprio paciente, assim, o uso da prótese de silicone entra como uma segunda opção para a cirurgia. Além disso, é indicada tanto para homens quanto para mulheres que apresentam panturrilhas pequenas, em relação ao resto do corpo.

Como funciona o procedimento?

A cirurgia dura cerca de uma hora e a anestesia mais usada é a raquianestesia com sedação. O cirurgião plástico faz uma incisão na parte posterior do joelho, na dobra poplítea. Em seguida, aplica a gordura coletada ou como segunda opção insere a prótese de silicone na região entre o músculo e a fáscia muscular.

A prótese é feita de silicone macio e sólido, e é moldada de acordo com o contorno do músculo da panturrilha. O tamanho da prótese é escolhido em conjunto com o médico, para que o formato fique natural e harmonioso sem prejudicar os músculos e a pele da região. Além disso, a cicatriz fica bem discreta por conta do seu posicionamento.

Quando a prótese de panturrilha é indicada?

A prótese de panturrilha é indicada para homens e mulheres que apresentam as seguintes características:

• Panturrilhas pequenas, em relação ao resto do corpo;
  • Panturrilhas finas, com pouca massa muscular;
  • Panturrilhas assimétricas.

A cirurgia também pode ser indicada para pessoas que sofreram algum tipo de acidente ou lesão que danificou os músculos da panturrilha.

Cuidados pós-operatórios

Após a cirurgia, o paciente deve permanecer no hospital por 24 horas. Durante o período de recuperação, é importante seguir as orientações do cirurgião plástico, como:

• Usar meias de compressão para evitar trombose venosa;
  • Evitar esforços físicos, como subir escadas;
  • Tomar os medicamentos prescritos;
  • Evitar exposição ao sol ou friagem;
  • Fazer repouso com as pernas elevadas.

A recuperação completa da cirurgia leva geralmente de 3 a 6 semanas.

Riscos e complicações

Como qualquer cirurgia, a prótese de panturrilha também pode apresentar riscos e complicações, como:

• Infecção
  • Hematoma
  • Necrose do músculo
  • Rompimento da prótese

No entanto, esses riscos são raros e geralmente podem ser tratados com sucesso.

Resultados da cirurgia

Os resultados da cirurgia já são perceptíveis no segundo mês. A prótese de silicone não precisa ser trocada, a menos que ocorra algum problema, como rompimento ou infecção.

A cirurgia de prótese de panturrilha é uma opção segura e eficaz para homens e mulheres que desejam aumentar o volume da região, melhorando a proporção entre “batata da perna”, coxa e quadris.

Agende sua consulta com o Dr. Ricardo Silveira

Se você está querendo realizar implante de silicone na panturrilha, entre em contato com a nossa equipe!

Ao preencher o formulário abaixo ou clicar no botão do WhatsApp ao lado você tem acesso à equipe do Dr. Ricardo Silveira, cirurgião plástico.