Como é feita a cirurgia plástica no nariz?

Como é feita a cirurgia plástica no nariz?

Antes de saber como é feita a cirurgia plástica no nariz, é importante saber o que é este procedimento. Aliás, conhecer bem o tipo de cirurgia que se quer fazer é imprescindível antes de tomar uma decisão, independente da parte do corpo em que você deseja realizar a plástica. 

Neste conteúdo vamos explicar como é feita a cirurgia plástica no nariz, também conhecida como rinoplastia e os detalhes sobre os tipos desse procedimento.

O que é a rinoplastia ou a cirurgia plástica no nariz?

Esse tipo de procedimento é indicado em casos de correção estética do nariz e existem várias possibilidades, como aumentar ou diminuir o tamanho, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e também é possível diminuir a giba óssea.

Claro que antes de tomar qualquer decisão, há a necessidade de uma conversa com o seu cirurgião plástico de confiança e após as avaliações necessárias, o profissional dirá qual procedimento é o ideal para seu caso.

Afinal, como é feita a cirurgia plástica do nariz ou rinoplastia?

Agora que você já entendeu o que é esse procedimento vamos explicar como ele é realizado. São duas as técnicas utilizadas para fazer a cirurgia plástica no nariz, a aberta e a fechada. 

A aberta é também chamada de exorrinoplastia e funciona como uma pequena incisão na base  do nariz, entre as narinas e na parte interna de cada uma delas. 

Já na técnica fechada, conhecida como endonasal as incisões são feitas apenas dentro das narinas. 

Há, na maioria dos pedidos e casos, a vontade de se diminuir o nariz, mas quando a cirurgia é feita para aumentar, há então o enxerto realizado através da cartilagem, implante de próteses ou preenchimento no próprio local. Nos casos da diminuição, são retiradas partes da cartilagem ou ainda se realiza uma raspagem e o lixamento do osso.

Sempre é importante lembrar que cada caso é um caso e que você terá certeza sobre a realização do seu procedimento somente durante a consulta e avaliação do especialista em cirurgia plástica do nariz. Por isso, a consulta com o cirurgião é de grande importância. 

 

Saiba tudo sobre a rinoplastia: Quem pode fazer e tempo de recuperação

Quais são os tipos de cirurgia plástica no nariz?

A rinoplastia pode ser divida em cinco modalidades, e esses mais recorrentes são:

  • Rinoplastia Estética

Neste caso, a estética é usada para alterar a aparência do nariz, no caso do paciente ter qualquer insatisfação com essa parte do corpo e, então, podem ser feitas reduções e aumentos e também podem aumentar e diminuir o dorso nasal e ainda pode ser realizada cirurgia para melhorar a columela, fenda que divide as narinas.

  • Rinoplastia Funcional

Neste tipo de cirurgia plástica do nariz a responsabilidade é alterar funções na estrutura nasal como por exemplo quando o procedimento está relacionado com a cirurgia do desvio de septo ou a correção de hipertrofia dos cornetos.

  • Rinoplastia Étnica

Esse tipo de procedimento é realizado nos pacientes que estão insatisfeitos com traços étnicos presentes no formato do nariz. Exemplificando, pode ser quando as asas nasais são abertas ou grandes ou ainda quando a projeção da ponta do nariz é caída.

  • Rinoplastia Secundária

Também chamada de cirurgia de correção ou revisão, esse tipo refere-se a pacientes que já foram submetidos a uma ou mais cirurgias plásticas do nariz, mas ainda não estão no resultado desejado.

  • Rinoplastia pós-traumática

Este tipo de cirurgia refere-se ao procedimento feito em pacientes que sofreram algum tipo de trauma facial que causou impacto no formato e na funcionalidade do nariz, provocando assim deformidades ou prejuízo na respiração.

Fale com um especialista em cirurgia plástica do nariz

Se você ainda tem dúvidas sobre como é feita a cirurgia plástica do nariz e os tipos desta cirurgia, procure um cirurgião plástico, agende sua consulta, entenda o procedimento por completo e tenha a aparência que desejar.