O que devo saber antes de fazer minha cirurgia plástica?

Quando alguém opta por fazer uma cirurgia plástica, muitas são as dúvidas que surgem e, por isto, antes de fechar negócio é imprescindível tirar todas as dúvidas. Por conta disso, muitas pessoas se pegam fazendo a seguinte pergunta: O que devo saber antes de fazer minha cirurgia plástica?

Importante considerar que cada organismo tem suas particularidades e, por conta disso, a conversa com o cirurgião é importantíssima para saber se você realmente precisa de uma cirurgia plástica e se é este o momento certo de submeter-se a um procedimento. 

O primeiro passo, no entanto, para quem busca entender o que se deve saber antes de fazer uma cirurgia plástica é considerar se a mudança que se deseja realizar no próprio corpo é plausível, possível e necessária, pois a cirurgia plástica é um procedimento cirúrgico e deve ser encarado com seriedade, não como um tratamento de beleza que levará à perfeição. 

Os médicos também precisam entender como está o lado emocional do paciente que deve ser observado, afinal, será mudado algo em sua aparência com o qual você já conviveu por algum tempo.

O que devo saber antes de fazer minha cirurgia plástica: quais os dois tipos?

Antes de entrar numa sala de cirurgia, é preciso entender que para se fazer uma cirurgia plástica, o (a) paciente precisa ter uma recomendação médica para isso, por existem duas situações em que uma intervenção cirúrgica se faz necessária, quando diz respeito à estética e também quando é uma cirurgia reparadora. 

Cirurgia plástica com fins estéticos 

Neste caso, o objetivo é melhorar a aparência do paciente, independente da região do corpo em que o procedimento será realizado. Abaixo, seguem alguns exemplos de cirurgias plásticas que podem ser feitas:

  • Lipoaspiração;
  • Abdominoplastia;
  • Rinoplastia;
  • Bichectomia;
  • Mamoplastia, entre outros exemplos.

Cirurgia plástica com fins reparadores 

Para quem está se perguntando: O que devo saber antes de fazer minha cirurgia plástica, a ideia é entender este segundo tipo onde a cirurgia é indicada, afinal, o quesito de reparação tem como objetivo não apenas melhorar a aparência do paciente, mas também dar a ele maior qualidade de vida por meio da correção de defeitos congênitos ou adquiridos.

Exemplos disso são:

  • Correção de fenda palatina, ou lábio leporino;
  • Enxertos de pele em queimados ou vítimas de acidentes;
  • Reconstrução das mamas em pacientes que tiveram câncer, entre outros exemplos.
O que perguntar ao cirurgião plástico antes da cirurgia?

O que perguntar ao cirurgião plástico antes da cirurgia?

Se a sua dúvida é: O que devo saber antes de fazer minha cirurgia plástica, certamente você quer entender mais sobre como abordar o médico especialista. Afinal, o que perguntar a ele durante a consulta?

Antes de mais nada é necessário informar ao cirurgião plástico sobre todo seu histórico de saúde, se você possui doenças crônicas, complicações de saúde, reações alérgicas já sofridas durante a vida, uso de medicamentos e hábitos de vida.

O cirurgião também irá lhe perguntar tudo isso, afinal, todos esses fatores são importantes para que o médico conduza a cirurgia da forma mais segura possível, prevenindo possíveis complicações. 

A conversa durante as consultas de avaliação e preparação para a cirurgia deve ser franca para alinhar expectativas e entender todas as orientações que precisam ser seguidas.

Aliás, é importante que o paciente saiba que é a partir dessas informações que ocorre a definição dos exames pré-operatórios, considerados obrigatórios, como os de sangue e avaliação cardiológica, física, vascular e neurológica.

Cuidados para manter os resultados da cirurgia

Além de submeter-se a um procedimento cirúrgico, como uma cirurgia plástica, muitos pacientes querem saber quais são os cuidados a serem tomados para que os resultados da cirurgia sejam os melhores possíveis.

Os resultados duradouros dependem da adoção de hábitos saudáveis e do paciente seguir, à risca, todas as recomendações médicas.

Em alguns casos, o pós-operatório exige bastante paciência do paciente, mas se faz necessário para que o resultado seja perfeito, sem complicações, pois se houver desobediência das recomendações, os resultados podem ser insatisfatórios.