Labioplastia: o que é, como é feita a cirurgia e pós operatório?

Labioplastia

Está procurando detalhes sobre a labioplastia? 

Neste conteúdo vamos explicar o que é essa cirurgia, porque as mulheres podem optar em fazer, como é feita e também dar alguns detalhes sobre o pós operatório. Vamos lá?

O que é a labioplastia?

Essa cirurgia também é conhecida por outros nomes, como por exemplo, cirurgia íntima feminina e ninfoplastia e nada mais é que uma procedimento que visa diminuir os pequenos lábios vaginais.

É importante saber que os pequenos lábios têm a função de proteger a vagina e por isso essa cirurgia é recomendada, principalmente, em casos de incômodo estético ou até mesmo de dor durante a relação sexual, por exemplo.

Outro detalhe importante é que quando realizado, esse procedimento pode alterar o tamanho dos grandes lábios.

Por que realizar a labioplastia?

Geralmente, como citado acima, a estética e o incômodo são fatores que levam as mulheres a optarem por este tipo de procedimento. Claro que antes da realização, um médico especialista irá avaliar a real necessidade de se fazer a cirurgia.

Em alguns casos raros a dificuldade em higienizar a região acaba provocando acúmulo de secreções e urina, o que pode ocasionar em algumas infecções, sendo assim outro motivo pelo qual a cirurgia é indicada. 

Como é feita a cirurgia íntima feminina?

Durante a realização da cirurgia é utilizada, geralmente, anestesia raqui ou peridural com sedação simples, provocando o adormecimento durante o processo.

Todos os detalhes sobre tipos e métodos de anestesias serão esclarecidos pelo profissional antes do dia agendado.

O cirurgião retira parte dos pequenos lábios e reconstrói essas estruturas, ao final são dados pontos que normalmente são absorvíveis, aqueles que não precisam ser retirados depois.

Muitas mulheres têm dúvidas sobre as cicatrizes desta cirurgia e elas normalmente costumam ser discretas.

Quanto tempo dura o procedimento?

Cada caso é um caso, então, durante a conversa com o cirurgião e a avaliação da sua situação você terá um dado preciso sobre a duração média da sua cirurgia. Mas, geralmente, o procedimento dura pouco mais de uma hora. 

No mais, por se tratar de uma cirurgia de pequeno porte, a paciente vai para casa no mesmo dia. 

Como é o pós-operatório da labioplastia?

Para a tranquilização das pacientes, o pós-operatório costuma ser tranquilo e sem dores. No entanto, é bom frisar que você está se submetendo a uma cirurgia e, por isso, alguns riscos podem surgir, como complicações com os pontos, inchaço e leve incômodo nos primeiros dias, mas tudo isso será explicado pelo especialista, que também indicará os medicamentos necessários, a maneira correta de repousar e as atividades que deverão ser evitadas.

Outro detalhe importante é que a labioplastia não interfere no modo de sentar e você não terá dificuldades com isso, além de também não sofrer com a perda de sensibilidade, nem dos pequenos lábios e nem do clitóris. 

Fale com um especialista em labioplastia

Se você ainda tem dúvidas sobre a labioplastia, entre em contato com um profissional preenchendo o formulário abaixo ou também clicando no botão do WhatsApp. 

Entre em Contato!