O que é e como funciona a rinoplastia secundária?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o termo rinoplastia secundária, principalmente aqueles pacientes que já foram submetidos a uma cirurgia de rinoplastia anteriormente. Afinal, o que é e como funciona a rinoplastia secundária

Neste conteúdo você vai ver:

 

Este tipo de procedimento também é conhecido popularmente como rinoplastia de revisão ou de correção e não tem muito mistério em torno disto, trata-se unicamente de uma cirurgia realizada em quem já o fez pela primeira vez e não obteve o resultado desejado. 

Alguns especialistas consideram a rinoplastia secundária como uma cirurgia mais complexa devido às estruturas e características anatômicas do nariz terem sido alteradas previamente, o que exige que o profissional lide com tecido cicatricial e menos cartilagem para modelar o nariz.

Por conta disso, é sempre importante conversar bastante com um profissional especializado neste tipo de procedimento para ter a certeza de que a rinoplastia secundária é mesmo necessária. 

Quando realizar a rinoplastia secundária? O que é e como funciona a rinoplastia secundária?

Quando realizar a rinoplastia secundária?

Assim como na rinoplastia primária, a secundária pode ser realizada quando o paciente está insatisfeito com aspectos estéticos ou funcionais do nariz, após a realização da rinoplastia que não deixou o nariz com os aspectos que eram aguardados pelo paciente. 

No mais, alguns pacientes buscam esta cirurgia porque enfrentam problemas referentes à primeira experiência e isto pode estar relacionado a um procedimento mal executado, resultando em sequelas indesejadas pelo paciente, como tortuosidades no nariz, assimetrias, dorso baixo, projeção ruim da ponta, por exemplo.

Também podem ter ocorrido problemas funcionais, como obstrução, dificuldade para respirar e outros.

Como evitar que a rinoplastia secundária também tenha problemas?

Para evitar que a rinoplastia secundária tenha problemas de alinhamento entre a expectativa do paciente e as possibilidades da técnica, é importante conversar honestamente com o cirurgião plástico responsável sobre quais os objetivos a serem atingidos com o procedimento. A conversa com o cirurgião sempre é ponto importante a ser considerado, pois ele poderá tirar todas as dúvidas do paciente e também explicar como é feita a cirurgia plástica no nariz, independente se for a primeira ou a segunda vez. 

Também é importante realizar todas as consultas e avaliações pré-cirúrgicas para garantir um resultado mais satisfatório.

Na consulta e com os exames e avaliações necessárias, o cirurgião vai analisar se a rinoplastia secundária é, de fato, o procedimento mais adequado e se as mudanças estéticas almejadas pelo paciente podem ser atendidas pela segunda cirurgia. 

Qual a diferença de rinoplastia primária e secundária?

Esta é uma das dúvidas mais frequentes em quem busca saber sobre rinoplastia secundária.

O que precisa ficar claro é que a segunda cirurgia no nariz pode ser feita somente por quem já realizou a primeira.

Sendo assim, a rinoplastia primária consiste na cirurgia do nariz quando é realizada pela primeira vez pelo paciente, enquanto chama-se de secundária quando a técnica já foi feita anteriormente.

Quanto tempo para fazer a segunda rinoplastia?

Tendo esclarecido as diferenças entre os dois tipos de rinoplastia, muitos pacientes que já fizeram a primeira vez começam a se questionar sobre o tempo necessário para realizar a cirurgia novamente. 

O paciente deve esperar pelo menos um ano antes de ser submetido a outra rinoplastia. Isto deve ser recomendado pelo médico durante a consulta, afinal, é importante que as estruturas do nariz estejam completamente cicatrizadas e curadas. 

Além do mais, é importante considerar que o resultado final da cirurgia de nariz só pode ser observado após 6 meses da cirurgia, já que esta região precisa de tempo para se desinchar, afetando diretamente sua forma final. 

A complexidade da primeira operação pode afetar o tempo de recuperação. Isso significa que quanto mais o cirurgião plástico precisar fazer mudanças no nariz do paciente, maior será o tempo de espera para a segunda rinoplastia.

Alguns cirurgiões afirmam, inclusive, que a média para que estes influenciadores levam para desaparecer é de um ano.

Fale com quem entende

Quer saber mais detalhes sobre a rinoplastia secundária? É sempre importante ter todas as informações em mãos antes de tomar qualquer decisão.

Ao preencher o formulário abaixo ou clicar no botão do WhatsApp ao lado você tem acesso à equipe do Dr. Ricardo Silveira, médico cirurgião plástico, especializado em vários tipos de cirurgias plásticas.