Muitas mulheres têm o desejo de colocar prótese de mama e, quando se toma essa decisão, muitas dúvidas surgem em relação ao procedimento e aquelas mulheres que já são ou que pretendem ser mães, a dúvida principal é: quem coloca silicone pode amamentar?

Para esclarecer essa dúvida, o conteúdo deste blog vai explicar como funciona esse procedimento estético e alguns cuidados que as mães ou futuras mães precisam ter.

Primeiramente, já é importante esclarecer que sim, quem coloca silicone pode amamentar normalmente, mas é importante que haja alguns cuidados.

Há riscos na amamentação? Quem coloca silicone pode amamentar?

Há riscos na amamentação?

Na grande maioria dos casos, quando uma paciente faz o implante de silicone não há pontos negativos em relação a amamentação. Isso porque, geralmente, o silicone pode ser colocado atrás ou na frente do músculo peitoral, aquele que fica na frente das costelas. As glândulas mamárias, responsáveis pela produção do leite materno, ficam localizadas na frente do músculo. 

Por esse motivo, a conversa com o cirurgião plástico é imprescindível e ele precisa conhecer bem o seu corpo, os seus desejos de ser mãe futuramente ou num curto período de tempo após a cirurgia, tudo para que nada dê errado com a prótese e com a amamentação do bebê. 

 

Veja ainda: Dicas para um pós-operatório de prótese de mama tranquilo

A prótese não altera a glândula mamária, mas é preciso cuidados

Se você está preocupada em saber se quem coloca silicone pode amamentar, fique tranquila. A prótese de silicone não altera a glândula responsável pela produção do leite. No entanto, algumas técnicas cirúrgicas são mais invasivas que outras e, embora não alterem a produção do líquido, podem lesionar alguns ductos. Qualquer cirurgia que envolva alterações no entorno da aréola pode afetar a glândula mamária, mas, ainda assim, grande parte dela fica sem ser manipulada.

Então, quem coloca silicone pode amamentar o filho?

Sim. Mas nunca se esqueça de conversar bastante com seu médico antes da realização do procedimento. A colocação de prótese de silicone em si não afeta diretamente na produção do leite, mas existem outros procedimentos das mamas que podem dificultar a amamentação, como a mamoplastia redutora que envolve redução e  levantamento da mama. Mesmo assim, não é algo generalizado, e tudo dependerá da forma como a cirurgia for realizada e a conversa com o cirurgião.

Ao contrário disso, a prótese de silicone aumenta o tamanho e não altera, necessariamente, o sistema responsável pela produção do leite. Mas, um detalhe importante a se considerar é que dependendo do procedimento a ser escolhido, como colocar silicone, pode ser que os mamilos percam ou até ganhem mais sensibilidade. 

 

Leia também: Prótese de Mama com Recuperação Rápida de 24 Horas

Prótese de mama: quais são os tipos e formatos?

Agora que você já sabe que quem coloca silicone pode amamentar, está na hora de entender mais sobre os tipos e formatos da prótese de mama

Os tipos e formatos de prótese de mama são classificados pelo formato ou também pelo perfil. São estes dois pontos que irão definir a altura que o seio terá em relação ao tórax, após a realização do procedimento cirúrgico. Os tipos são classificados assim:

  • Prótese de mama redonda;
  • Prótese de mama tipo gota;
  • Prótese de mama cônica.

É interessante explicar ainda que além dos tipos e formatos de prótese de mama, existem as projeções que são responsáveis por diferenciar as próteses redondas, por exemplo. Estas projeções são classificadas em perfil Baixo, Alto e Super Alto.

Aqui no blog, já fizemos um conteúdo somente falando sobre este assunto e explicando-o detalhadamente. Clique aqui para conferir.

Fale com um cirurgião

Deseja saber mais detalhes e tirar mais dúvidas se quem coloca silicone pode amamentar? Preencha o formulário abaixo e fale com a equipe do Dr. Ricardo Silveira. 

Você também pode clicar no botão do WhatsApp. 

 

Fale com a gente!