O uso de câmara hiperbárica em cirurgia plástica

Já ouviu falar sobre o uso de câmara hiperbárica em cirurgia plástica? É sobre este assunto que vamos falar neste blogpost. Fique com a gente até o final, entenda para que serve a câmera hiperbárica, como é utilizada na realização de uma cirurgia e como tudo isso começou e tire, de uma vez por todas, suas dúvidas sobre esta temática.

Antes de mais nada, sempre é bom reforçar que as cirurgias plásticas podem ser bastante delicadas e necessitam atenção especial no pós-cirúrgico, assim como outro tipo qualquer de cirurgia, afinal, após a realização de um procedimento, independente de sua magnitude, é preciso que o paciente passe pelo processo do pós-operatório e a etapa da cicatrização pode interferir diretamente no resultado final.

Qual a finalidade da câmara hiperbárica?

Quem busca saber mais detalhes sobre o uso de câmara hiperbárica em cirurgia plástica, também precisa conhecer este equipamento que nada mais é que um aparelho médico fechado, resistente à pressão, capaz de provocar aumento da quantidade de oxigênio transportada pelo sangue, sendo indicada para tratamentos como acidentes de mergulhos, intoxicações respiratórias, traumas, infecções e feridas de difícil cicatrização. No entanto, recentemente, começou a ser implementado o uso de câmara hiperbárica em cirurgia plástica.

Quando iniciou-se o uso de câmara hiperbárica em cirurgia plástica?

A oxigenoterapia hiperbárica começou a ser utilizada dentro da cirurgia plástica nos pacientes vítimas de trauma ou câncer que necessitavam de cirurgias reparadoras grandes como retalhos.

Este método auxilia na integralização de enxertos e retalhos de risco, como em áreas irradiadas previamente. Nestes casos específicos, a oxigenoterapia é usada de maneira profilática, para diminuir as chances de complicações.

Os cirurgiões foram analisando os sucessos das cirurgias com o uso de câmara hiperbárica em cirurgia plástica e, a partir de então, este recurso passou também a ser empregado no pós-operatório de cirurgias unicamente com finalidade estética.

Pacientes que fazem cirurgia plástica com este método se submetem a procedimentos que podem ser realizados na face, mama e também no abdômen.

Qual o objetivo do uso de câmara hiperbárica em cirurgia plástica?

O uso de câmara hiperbárica em cirurgia plástica tem papel considerado bastante importante, por exemplo, em cirurgias de abdominoplastia e também no implante de silicone quando ocorrem isquemia e sofrimento tecidual importante da cicatriz cirúrgica, pois é capaz de reduzir ou interromper o processo de morte celular, proporcionando auxílio a uma recuperação mais rápida e com menos sequelas estéticas.

Este método pode ser utilizado ainda de maneira profilática em pacientes de risco aumentado, como aqueles que fumam ou também nos que possuem diabetes, além de também ser possível o uso de câmara hiperbárica em cirurgia plástica em pessoas saudáveis que desejam minimizar os riscos de complicações, além de ter sua recuperação acelerada. Em caso de complicações, o uso deste aparelho durante o procedimento deve ser iniciado o mais rápido possível para se obter os melhores resultados.

Entendendo melhor sobre a oxigenoterapia hiperbárica

Antes de mais nada, vale sempre reforçar que a utilização deste método durante qualquer cirurgia plástica deve ser recomendada por um médico especializado. Por isto, a conversa com o cirurgião se faz extremamente necessária antes de um/uma paciente tomar qualquer atitude ou decisão sobre o formato da realização de uma cirurgia plástica.

A oxigenoterapia hiperbárica trata-se de um procedimento utilizado no tratamento de feridas de difícil cicatrização. Nele, o paciente é exposto ao oxigênio 100% puro dentro de uma câmara hiperbárica. Enquanto respira, a oxigenação do sangue aumenta em até 20 vezes. No interior da câmara, é importante ter conhecimento, a pressão chega a ser até 3 vezes maior que a atmosférica no nível do mar, fato importante para a absorção do O2 pelo organismo.

O uso de câmara hiperbárica em cirurgia plástica permite, no entanto, que o oxigênio presente na corrente sanguínea supra todas as necessidades do organismo, chegando nas áreas mais afetadas.

Como funciona a oxigenoterapia hiperbárica?

Com o uso de câmara hiperbárica em cirurgia plástica, o sangue do paciente fica muito rico em oxigênio, produzindo diversos efeitos benéficos no organismo, como combater infecções causadas por bactérias e fungos, por exemplo, além de compensar a deficiência de circulação sanguínea causada pelo entupimento dos vasos ou destruição dos mesmos em casos de esmagamentos e amputações de membros.

Além do mais, o uso de câmara hiperbárica em cirurgia plástica pode neutralizar substâncias tóxicas e toxinas, potencializando a ação de alguns antibióticos, além de ajudar na cicatrização de feridas agudas ou crônicas consideradas difíceis de cicatrizar.