Prótese de Mama: Tipos e Formatos, tudo o que você precisa saber

Prótese de Mama Tipos e Formatos, tudo o que você precisa saber

É bastante natural que uma paciente chegue ao consultório médico confusa em relação aos tipos de prótese de mama. 

O desejo de colocar silicone é grande, mas junto com ele surgem as dúvidas a respeito do procedimento, sobre como ele será realizado, quais são os tipos e formatos de prótese de mama, como serão as cicatrizações e até mesmo sobre o processo de recuperação. Afinal, ter um pós-operatório tranquilo, sem dores e bem rápido, é uma vontade de muitas mulheres.

Para isso, resolvemos dividir este conteúdo em algumas partes, pois somente assim conseguiremos explicar todos os detalhes sobre a prótese de mama. Para começar, vamos falar sobre os tipos e formatos de prótese de mama. Vamos lá?

Quais são os tipos e formatos de prótese de mama?

Os tipos e formatos de prótese de mama são classificados pelo formato ou também pelo perfil. São estes dois pontos que irão definir a altura que o seio terá em relação ao tórax, após a realização do procedimento cirúrgico. 

Vamos a explicação de cada um dos formatos:

Prótese de mama redonda

Dentre os tipos e formatos de prótese de mama está o Redondo que preenche de forma igualitária todos os espaços entre os seios, deixando o colo bem marcado e proporcionando efeito mais empinado.

Para aquelas mulheres que optam por roupas mais decotadas, este modelo costuma ser o mais desejado.

Prótese de mama do tipo Gota

Este formato também é comumente chamado de Anatômico e nada mais é que uma prótese com a maior parte do seu volume concentrada na parte inferior. Responsável por aumentar os seios, este formato também causa o fim da flacidez e preserva o contorno natural do seio da mulher. Este modelo, inclusive, é um dos mais utilizados em casos de reconstrução da mama em mulheres que passaram por tratamentos oncológicos, por exemplo.

Prótese de mama Cônica

Sabe aquele formato da mama que deixa o seio mais pontudo? Para obter este resultado, o tipo de prótese mais indicado é a Cônica. Ele projeta os seios, salientando os mamilos. Com este modelo, não há necessidade de colocar grandes volumes, tornando assim, o resultado mais discreto e satisfatório. Este modelo de prótese de mama, no entanto, é normalmente recomendado para mulheres que têm o tórax e ombros mais estreitos.

E as projeções da prótese de mama? O que eu preciso saber sobre isso?

É interessante explicar ainda que além dos tipos e formatos de prótese de mama, existem as projeções que são responsáveis por diferenciar as próteses redondas, por exemplo. Estas projeções são classificadas em perfil Baixo, Alto e Super Alto.
A seguir, explicamos cada uma delas:

Redonda de Perfil Baixo

Neste caso, a largura da prótese é maior e a projeção é menor. Este tipo é indicado para pacientes que possuem o tórax largo ou que desejam um aumento dos seios para os lados com pequena projeção na frente. Este tipo de projeção é menos comum nos dias de hoje

Redonda de Perfil Alto

Agora falamos de uma projeção que possui sua largura moderada, num tamanho médio, oferecendo mais projeção aos seios. Ideal para mulheres que têm tórax proporcional e pouco volume no colo.

Redonda de Perfil Super Alto

Neste último caso, a prótese de mama tem a largura num formato mais estreito e de maior projeção. Devido à preferência por seios grandes, normalmente são os tipos mais utilizados pelas mulheres, pois permitem maiores volumes, com menor aumento da base, evitando que a prótese avance para regiões indesejadas, ou seja, sobre os lados.
Portanto, este tipo é recomendado para mulheres com tórax estreito.

O tamanho da prótese de mama é o mais importante?

Muitas mulheres que têm o desejo de colocar silicone chegam nos consultórios médicos com a ideia de inserir grandes volumes. É bastante importante ressaltar que o tamanho da prótese não é o detalhe mais importante a ser considerado. 

Durante a conversa com o cirurgião, a paciente será apresentada aos tipos e formatos de prótese de mama, como explicamos anteriormente, mas é necessário entender também que cada seio merece um tipo diferente de prótese e tudo isso está relacionado com as características individuais de cada mulher.

O médico irá analisar:

  • qual o tipo do corpo da paciente;
  • se já possui pouco seio e se o seio já tem um tamanho adequado para aquele corpo;
  • se há flacidez na pele;
  • como está o corpo da mulher em relação à gordura. Se está num nível alto, médio ou baixo. 

 

Todos estes quesitos precisam ser avaliados com cautela para definir qual o tamanho da prótese a ser implantada. A partir destas definições, a paciente saberá exatamente qual a prótese mais adequada, ou seja, àquela que mais se encaixa ao seu perfil. É claro que o cirurgião também levará em consideração o desejo da mulher e mostrará exemplos e tudo será conversado antes do ato cirúrgico para que a satisfação seja completa. 

Que material é utilizado na prótese?

Ao pesquisar sobre tipos e formatos de prótese de mama, certamente você também quer descobrir qual o material utilizado para a fabricação da mesma, certo?

Saiba que as próteses são fabricadas em forma de concha de elastômero de silicone, preenchidas com gel silicone de alta coesividade. 

Na parte interna da prótese, o seu estado é semi-sólido, o que permite a consistência muito parecida com a dos seios.

A prótese não tem riscos de vazamentos por conta da alta coesividade do gel. Em caso de ruptura, não há riscos de contratura capsular por conta do elastômero de silicone que apresenta propriedades elásticas e uma espessura reduzida.

Quer saber mais sobre tipos e formatos de prótese de mama?

Ainda tem dúvida sobre tipos e formatos de prótese de mama? O seu desejo é colocar silicone e ainda não procurou um especialista? Preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp ao lado e entre em contato com a equipe do Dr. Ricardo Silveira. 

Tire outras dúvidas e saiba como realizar este tipo de procedimento. Agende sua consulta com um cirurgião plástico.