Prótese de mama pode impedir de fazer mamografia?

Prótese de mama pode impedir de fazer mamografia?

Você colocou silicone recentemente ou há algum tempo e tem uma dúvida rodeando sua cabeça: a prótese de mama pode impedir de fazer mamografia? Neste conteúdo vamos explicar tudo para você.Fique com a gente! 

A resposta é sim!

Se a sua dúvida era sobre a prótese de mama pode impedir de fazer mamografia ela acaba agora. As mulheres que colocaram silicone podem fazer mamografia tranquilamente, mas é importante avisar seu médico na hora do exame, pois pode ser importante realizar algum posicionamento complementar e até mesmo a compressão nas mamas costuma ser menor nestas pacientes.

Além do mais, ao avisar o médico sobre o silicone, você dará a ele mais informações a respeito do seu quadro. Isto é importante, porque em alguns casos a mamografia pode reduzir a sensibilidade na detecção de algumas lesões na mama. 

Mas calma, fique tranquila, pois a prótese de mama não pode impedir de fazer mamografia, como já esclarecemos, mas em casos como este, o médico poderá encaminhar a paciente, caso seja necessário, para uma complementação do exame através de uma ressonância magnética nos seios.

 

Leia também: Colocação de Prótese de Mama com Recuperação Rápida de 24 horas!

Maneiras de realizar o exame para quem tem silicone

Sempre é importante salientar a importância do exame de mama para as mulheres, por isso acabe agora mesmo com a dúvida de que prótese de mama pode impedir de fazer mamografia. Para as pacientes que possuem a prótese, o exame é realizado de uma maneira diferente.

São duas as maneiras para a colocação do implante de silicone: uma é atrás da glândula mamária e a outra é atrás do músculo peitoral. Quem decide como implantar é o médico cirurgião, avaliando o caso de cada paciente. Agora, para facilitar a mamografia, os implantes que são colocados atrás do músculo peitoral possibilitam melhor deslocamento para a exposição completa da glândula mamária ao realizar o exame. 

Com o silicone, a mamografia precisa de um pouco mais de imagens e, por esta razão, são oito radiografias, sendo: quatro com a prótese e quatro com uma manobra chamada "manobra de Eklund", cujo objetivo é afastar a prótese para cima e para trás, possibilitando a conclusão da radiografia do tecido mamário. 

É verdade que fazer mamografia pode romper a prótese de silicone?

Existe um risco mínimo disto acontecer. É exatamente por isso que a paciente precisa avisar o médico na hora do exame para que ele utilize menos compressão, conseguindo, assim, realizar o exame de forma segura e eficaz. 

Estes artigos também podem te ajudar:

Como é e qual o tempo de recuperação da mamoplastia de aumento?

Como é feita e qual o tempo de recuperação da mamoplastia redutora?

Quanto tempo depois de colocar silicone pode fazer a mamografia?

É importante que você frequente o seu médico de confiança com a regularidade estabelecida por ele na última consulta. Ao realizar o implante de silicone, converse também com seu cirurgião plástico, veja com ele o tempo que deve esperar após a operação para realizar a mamografia e aproveitei também para tirar mais dúvidas sobre a mamoplastia e a mamografia.

Lembrando sempre que cada caso é um caso e, por isso, o tempo de recuperação e os cuidados no pós-operatório podem ser diferentes de paciente para paciente. 

Fale com quem entende!

Quer tirar mais dúvidas sobre a prótese de silicone? Ainda deseja saber se prótese de mama pode impedir de fazer mamografia? Preencha o formulário abaixo e contate a equipe do Dr. Ricardo Silveira. 

Você também pode fazer isso clicando no botão do WhatsApp ao lado.